terça-feira, 23 de agosto de 2016

"Meu nome é Deus. Mas pode me chamar de Washington Olivetto."



Washington Olivetto se tornou um dos grandes nomes da publicidade nacional e é responsável por algumas das campanhas mais importantes da história. Nascido em São Paulo no dia 29 de setembro de 1951, Washington era apaixonado pela escrita, e foi inspirado a seguir a área pelo seu pai, Virso Olivetto, que era vendedor, assim aos 18 anos ele encontrou o lugar para conciliar as duas paixões: o mundo da publicidade.

O que todos admiram nas campanhas de Washington Olivetto é como a criatividade está sempre a serviço do argumento de venda, objetivo fundamental de qualquer campanha. Isso está presente desde quando conseguiu seu primeiro emprego na área, na agência HGP. Quando o pneu do carro furou, ele entrou para pedir uma vaga desse jeito: “eu estou aqui por causa do pneu furado e isso é uma grande oportunidade para você, porque o pneu não fura duas vezes na mesma rua”.

Em 1974 Washington Olivetto conquistou o primeiro Leão de Ouro da publicidade brasileira. Foi com o filme Homem com mais de quarenta anos, que criticava um costume das empresas da época, que anunciavam suas vagas de emprego, colocando um limite de idade aos candidatos. O filme foi inspirado em um uma situação que o próprio pai de Washington vivia na época. Recém-formado em direito, ele tinha dificuldade em se recolocar no mercado por conta da idade.

No ano de 1986, Olivetto juntou-se a Gabriel Zellmeister e Javier Llusá Ciuret para assumir o controle da agência W/Brasil. A história da agência foi de muito sucesso. Desta época são dois filmes clássicos da publicidade brasileira: Primeiro Sutiã, para a Valisére, e Hitler, para a Folha de São Paulo.

Primeiro Sutiã


Hitler


Ainda na W/Brasil outros comerciais de muita importância para a publicidade brasileira foram feitos. Dentre eles, vale lembrar o “Casal Unibanco” (em todas as suas formações) e o Garoto Bombril, que entrou no Guinness Book como a campanha que mais tempo ficou no ar, com o mesmo personagem sendo interpretado pelo mesmo ator.

Este Gigante da Publicidade também é escritor. Já foram publicadas seis obras de sua autoria:

- "Corinthias, é preto no branco” (com Nirlando Brandão)
- "Os piores textos de Washington Olivetto”
- "Corinthias x Os outros”
- "O primeiro a gente nunca esquece”
- "O que a vida me ensinou”
- "Só os patetas jantam mal na Disney”.

Outra grande paixão do publicitário é o futebol. Corintiano fanático, seu nome sempre é lembrado entre os célebres torcedores do time alvinegro. 

Com todo este talento, Washington Olivetto colocou sua marca na história da publicidade mundial criando personagens e histórias que continuarão servindo de referência para as próximas gerações de publicitários e que sempre serão lembradas como ícones, não só no mercado, mas em toda a sociedade.

Segue algumas frases marcantes do Publicitário:

"Eu sou humilde, mas não modesto. Modéstia é falsidade."

"O que me inspira é a possibilidade de fazer o novo, de novo."

"Mais difícil do que ter uma grande ideia é reconhecer uma. Especialmente se for de outra pessoa."

Espero que tenham gostado. Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário